A beleza da maternidade

Boa alimentação e cuidados com a pele garantem a saúde e evitam o surgimento de manchas e estrias

maternidade_beleza

Toda mulher é vaidosa, e os cuidados com a beleza não podem ser deixados de lado em nenhum momento, principalmente durante a gravidez. E, nesse período, a atenção com a saúde deve ser redobrada. A escolha de cosméticos mais suaves e uma boa alimentação, entre outras medidas, podem garantir a saúde da pele e do corpo sem prejudicar o bebê. “O cuidado com o ganho de peso da mãe durante a gestação é muito importante para o desenvolvimento do bebê, portanto a gestante deve ter uma alimentação balanceada e nutritiva. A restrição energética é perigosa para todas as mulheres, por isso fazer regime sem indicação é prejudicial durante esse período”, afirma a nutricionista Adrienne Fortunato.

Durante a gravidez, é normal acumular uma quantidade maior de líquidos. A indicação da nutricionista é reduzir a quantidade de sal na alimentação e as conservas. “ É recomendável tomar bastante água, cerca de seis a oito copos por dia”, orienta Adrienne.

A nutricionista alerta que o consumo de café e outros alimentos que possuem cafeína, como chás e refrigerantes, deve ser evitado, pois “Alguns estudos mostram que a cafeína em excesso pode afetar negativamente o bebê”, explica. “O álcool não é recomendado em nenhum momento durante a gestação, por ser uma das principais causas de alteração no desenvolvimento da criança”, alerta a profissional, que também pede para que se evite o consumo de adoçantes.

Alguns produtos podem conter substâncias prejudiciais. E, nesse período, as alterações hormonais deixam a pele oleosa; aumenta o surgimento de espinhas e manchas, principalmente no rosto. “Essa pigmentação durante a gravidez é consequência da grande ação hormonal e varia para cada mulher. Alimentos como cenoura, beterraba, tomate, mamão-papaia, melancia, espinafre, abóbora, morango, acerola, brócolis, couve, entre outros, são antioxidantes naturais ricos em carotenoides e melhoram o funcionamento da pele”, diz a nutricionista.

O que não pode faltar na dieta durante a gravidez são:
Carboidratos (arroz, farinhas, pães, cereais), proteínas (carnes, ovos), vitaminas e minerais (frutas, verduras e legumes), cálcio (leite e derivados), ferro (carnes vermelhas, miúdos, leguminosas verdes), vitamina C (laranja, caju, goiaba, mexerica) e ácido fólico, conhecido também como vitamina B9, presente em cogumelos, nozes, melão e atum.

“É aconselhável uma suplementação de ácido fólico entre três e seis meses antes da concepção do bebê e durante a gestação. A recomendação é de 600 mcg por dia, sempre por orientação médica”, diz Adrienne.

Quanto aos tratamentos estéticos, “O único permitido para as gestantes é a drenagem linfática, que só deve ser iniciada depois do terceiro mês de gravidez”, indica a dermatologista Mônica Felici. Sobre os cabelos, a médica diz que todo tipo de química deve ser evitado nos primeiros três meses de gestação. “Após esse período, pode-se utilizar tonalizantes, mas com autorização do ginecologista/obstetra”, aconselha.

O ideal é mantê-la hidratada com cremes e óleos à base de amêndoas. “É interessante utilizar a semente de uva, ideal para evitar as estrias”, indica a dermatologista.

gravida_pelePara despigmentar a pele que sofreu com manchas durante a gravidez e aumentar a luminosidade, é indicado o ativo Citrolumine 8™, que é um preparado altamente concentrado, lipossomado, derivado de citroflavonoides extraídos de frutas cítricas. Além das propriedades iluminadoras, o insumo se mostrou um potente agente anti-inflamatório e antioxidante. Por não possuir nenhum sensibilizante, sendo assim 100% natural, pode ser indicado, sob orientação médica, para mulheres grávidas, lactantes ou crianças.

As gestantes também podem recorrer ao antioxidante e rejuvenescedor eXselen®. Produzido com levedura de selênio orgânico, é a forma mais segura de suplementação de selênio. Trata-se de um fermentado único de levedura, rico em seleniometionina, totalmente natural e orgânico. É também altamente biodisponível, o que garante uma absorção eficiente e segura do mineral pelo organismo.

Entre as propriedades terapêuticas do eXselen®, está a restauração da firmeza, elasticidade e hidratação da pele e cabelos. Possui ação detoxificante e previne doenças crônicas e processos inflamatórios sistêmicos. Pode ser indicado, com prescrição médica, como uma fonte segura de suplementação de selênio para gestantes e lactantes, e para a saúde e formação do sistema imunológico do bebê.

Cuidados simples com a alimentação podem fazer grande diferença nesse período tão especial e importante para que a mãe esteja sempre linda, durante e após a chegada do bebê.

Fonte: http://www.pharmanostra.com.br/