Lactium: A chave que desliga o estresse

ativo_lactiumCom base nesses estudos, pode-se afirmar que o LactiumTM é um poderoso adjuvante no gerenciamento do estresse da vida cotidiana.

O melhor momento para tomar LactiumTM  é antes de dormir. Essa recomendação é baseada no fato de que a falta de sono, muitas vezes provocada pelos problemas do cotidiano, só aumenta o nível de estresse. LactiumTM ajuda a pessoa a relaxar e ter um sono mais tranquilo, tornando-a mais apta a atender as demandas do dia seguinte. Assim, pode ajudar a quebrar o ciclo vicioso de sono e estresse.

O ingrediente, que vem sendo utilizado em alimentos, bebidas e aplicações nutricionais, regula a percepção de estresse e ajuda as pessoas a otimizarem as suas capacidades. Ele não impede uma pessoa de avaliar a importância de uma situação. Quanto ao potencial alérgico e eventual intolerância, sabe-se que os principais compostos alergênicos do leite são as proteínas. LactiumTM é um hidrolisado e os compostos hidrolisados são conhecidos por serem menos alergênicos do que as proteínas inteiras. Além disso, LactiumTM é livre de lactose (lactose <0,5%).

Eficácia comprovada
Estudos com animais e seres humanos mostraram que LactiumTM apresenta:
– Eficácia antiestresse comprovada
– Ausência de efeitos secundários observados
– Inexistência de efeito tóxico observado

Mecanismo de ação

Inicialmente, o biopeptídeo presente no LactiumTM demonstrou ter uma afinidade por receptores GABAA. No momento, estudos complementares estão sendo feitos, usando receptores antagonistas neurológicos específicos. Hoje, a hipótese mais acertada sobre o mecanismo de ação envolve os receptores de benzodiazepínicos 2 (BZD2 ou 2) que, devido à sua localização no sistema nervoso central, desempenham um papel na ansiedade, cognição e sentimentalismo.

A estimulação desses receptores pelo peptídeo ativo de LactiumTM não induziria os seguintes efeitos colaterais: sedação, relaxamento muscular, perda de memória, desinibição, tolerância ou dependência. O oposto acontece usualmente com os benzodiazepínicos, que se ligam não seletivamente aos receptores, causando vários efeitos adversos.

Fonte:
1. SAINT-HILAIRE, Z. et al. Effects of a bovine alpha S1-Casein tryptic hydrolysate (CTH) on sleep disorder in Japanese general population. The Open Sleep Journal, p.26-32, 2009;
2. Literatura do fabricante;
3. MESSAOUDI M. et al. Effects of a tryptic hydrolysate from bovine milk alpha S1-Casein on hemodynamic responses in health human volunteers facing successive mental and physical stress situations. European Journal of Nutrition, 2004;
4. MICLO, L. et al. Characterization of alpha-casozepine, a tryptic peptide from bovine alpha S1-Casein with benzodiazepine-like activity. FASEB Journal. 15:1780-1782, 2001.
5. http://www.pharmanostra.com.br/revistaonline/edicao-21/capa21