Terceira idade mais ativa e bem-disposta

A terceira idade é a que mais tem crescido nos últimos anos no Brasil.

Segundo o Censo do IBGE de 2010, o país vem apresentando uma mudança em sua estrutura etária. As quedas nas taxas de mortalidade e fecundidade provocaram uma redução da proporção do número de crianças e jovens, um aumento da população adulta e elevação do número de idosos.

Outros dados importantes apresentados pelo Censo são maior expectativa de vida e crescimento do total de idosos que residem sozinhos. Isso faz com que eles se tornem foco de mercado. Com mais atividade, tendem a consumir mais e a buscar mais produtos que proporcionem bem-estar.

Uma parcela cada vez maior da população com mais de 60 anos se mantém no mercado de trabalho. Ainda de acordo com o IBGE, são 5,4 milhões de pessoas. Um exemplo de quem continua trabalhando é o mestre de obras Orsini Salvador. Aos 76 anos, ele exerce a profissão que aprendeu aos 12. Casado, mora com a esposa e uma filha na cidade de Tietê, interior de São Paulo, e tem outros dois filhos casados. O senhor Orsiniconta que acorda todo dia às 5h30 e trabalha oito horas por dia. “Sinto-me melhor trabalhando, exercendo uma atividade. Além de estar profissionalmente ativo, isso me dá satisfação, uma sensação prazerosa resultante da apreciação do trabalho finalizado”, explica. Ele ajuda também nas atividades domésticas, desde a manutenção, como em uma troca de lâmpada, até nos cuidados com o jardim. “Além disso, faço as compras no supermercado e levo o cachorro para passear diariamente”, conta ele.

academia_idoso

Do outro lado, os contratantes também veem vantagem em ter pessoas da terceira idade no seu quadro de colaboradores. “A mão de obra mais experiente é fundamental para agregar o conhecimento prático já vivido ao trabalho que está sendo executado, e dar a segurança necessária aos profissionais mais novos da equipe”, diz Francisco Vitor Vasques Barbosa, sócio da empresa de engenharia PDCA, que fica em Campinas, interior de São Paulo. Atualmente, ele conta com sete colaboradores com mais de 60 anos, sendo que dois prestam serviços temporários. Para Francisco, “Neste mundo competitivo, o mais experiente, com alguns dos seus principais objetivos de vida já alcançados, tende a dar ao ambiente de trabalho equilíbrio e serenidade, que são muitíssimos bem-vindos”, afirma.

Além de trabalhar, os idosos estão viajando mais e se exercitando mais. Com a renda extra do trabalho somada à aposentadoria e à disposição para realizar novas atividades, o grupo passa a ser visto como um novo filão da economia. Um levantamento feito pelo Ministério do Turismo, por meio do programa “Viaja Mais Melhor Idade”, aponta que dos 472 entrevistados com idade a partir dos 60 anos, 26,7% viajavam ao menos uma vez ao ano e 26,6%, duas vezes. Do total, outros 18,9% afirmaram viajar mais de quatro vezes.

idoso-academia

Nas academias, os números também são significativos. Segundo a Associação Brasileira de Academias (Acad), a terceira idade representa 30% do público que frequenta os estabelecimentos para manter a forma e melhorar a saúde. Eles movimentam cerca de R$ 600 milhões por ano no setor. Para o engenheiro mecânico aposentado, Omar Abel Rodrigues, “Frequentar academias melhora o físico, a qualidade de vida e deixa bem-disposto”. Aos 72 anos, ele faz musculação, alongamento e pilates. Diz que sempre praticou esportes, e que optou por fazer academia, em primeiro lugar, porque gosta, e também porque tem doença de Parkinson. “O Parkinson afeta muito o sistema muscular, e praticar esportes ajuda a retardar a evolução da doença”, explica.

O Sr. Omar diz que hoje boa parte das academias está preparada para receber o público idoso, e que viu a procura aumentar entre seus colegas da mesma faixa etária. “Hoje a terceira idade procura muito pela qualidade de vida, para se sentir mais forte, mais ativa”, conta.

Uma vida ativa com trabalho, academia e lazer pede uma boa saúde. Uma forma de se manter saudável é prover antioxidantes para o corpo. Um poderoso aliado para garantir o combate ao envelhecimento é o selênio, mineral essencial que o organismo precisa, mas não consegue produzir sozinho. Desenvolvido com levedura de selênio orgânico, o eXselen® é um ingrediente de qualidade que supre a falta do mineral de forma segura e natural. Ele protege as células do organismo contra danos oxidativos e retarda o envelhecimento, além de preservar a elasticidade dos tecidos.

Outro importante insumo que atua como antioxidante é o EpiCor®. Composto por metabólitos, ß-glucans, vitaminas (principalmente do complexo B), aminoácidos, oligossacarídeos, ácidos e ésteres orgânicos, aumenta expressivamente a resistência imunológica dos idosos, prevenindo gripes e resfriados. Além disso, reduz os riscos de doenças crônicas e tem comprovada ação antialérgica.

idoso_corrida

Nas práticas esportivas, o organismo utiliza diversas fontes de energia e possui diferentes demandas por vitaminas e sais minerais que regulam o metabolismo. Principalmente no caso dos idosos, uma reposição imediata de proteínas para o músculo é necessária, e para isso pode ser administrado o PeptoPro™, um insumo natural composto de pequenos pedaços de proteína chamados peptídeos™ principalmente di e tripeptídeos. Sua vantagem principal é a rápida absorção dos aminoácidos pelo organismo, que são entregues para os músculos nos momentos de maior necessidade, ou seja, durante ou depois de atividades físicas. Como é facilmente dissolvido em água, acaba por se tornar uma excelente opção para saciar a sede.

E, em meio a tanta agitação, nada melhor do que uma boa noite de sono. Com o Lactium™, os idosos podem ter um sono tranquilo e se sentir mais motivados. Composto por um biopeptídeo com alta atividade biológica e extraído da caseína do leite, ele possui propriedades relaxantes e melhora naturalmente a qualidade do sono, sem causar efeitos colaterais. Também contribui para manter a pressão arterial em níveis adequados.

Ativos de uso externo

Não somente uma vida ativa é capaz de passar um ar jovial, uma pele bem tratada também. Para isso, podem ser usados ativos dermocosméticos como o PhytoCellTec™ Malus Domestica or.

A longevidade está relacionada às células específicas, chamadas células-tronco, que têm uma característica de crescimento. Na pele humana, são encontradas células-tronco adultas do tipo epiteliais, também denominadas germinativas. PhytoCellTec™ Malus Domestica or é capaz de estimular as células-tronco epiteliais e reduzir as rugas. É uma preparação lipossomal com base em células-tronco de uma maçã suíça rara, a Uttwiler spätlauber, conhecida pela sua excelente capacidade de armazenamento e, portanto, sua longevidade potencial.

Com efeito similar ao da toxina botulínica tipo A, BoNT-L-peptide é um contrator muscular que contribui para a diminuição das rugas de expressão faciais. Indicado para produtos de pele em geral, aplicado a 5% durante 28 dias, reduz a profundidade das rugas em até 38%. Com eficácia comprovada, penetra na célula e inativa a proteína Snap-25 do complexo Snare, prevenindo também a contração muscular.

Sabe-se que os lipídeos são essenciais para diferenciação, estrutura e função da epiderme. O uso de UTMF Retinol possibilita o crescimento e desenvolvimento de novas células, diminui as rugas superficiais e melhora a elasticidade da pele, protegendo dos danos causados pelos raios UV e previnindo o envelhecimento precoce.

Sugestões de formulação

Gel Comestível Antiestresse Imunidade Plus+

LactiumTM ……………………………………………………………………..150 mg
EpiCor®…………………………………………………………………………..500 mg
Gel Comestível Hidrocoloidal (aroma morango) ………………… 1 un. 5 g

Modo de usar: Consumir um sachê uma vez ao dia, de preferência uma hora antes de deitar.

Para o modo de preparo do Gel Comestível Hidrocoloidal, acesse:
www.pharmanostra.com.br/emailsmkt/Gel_comestivel.pdf

Cápsulas da Juventude

eXselen®…………………………………………….50 mg
Vitamina C……………………………………200 mg
Vitamina E ………………………………………..100 mg
Excipiente ………………………………q.s.p. 1 cápsula

Mande 30 cápsulas
Modo de usar: Ingerir uma cápsula ao dia.

Steam Age Cream

PhytoCellTecTM Malus Domestica or ..0,2%
PhytoCellTecTM Solar Vitis ……………….0,7%
BoNT-L-peptide ………………………………2,0%
UTMF Retinol ………………………………….5,0%
Yogurt Dermal ………………………………..3,0%
Emulsão Facility Prepare ……………………..q.s.p

Modo de usar: Para pés de galinha e pele cansada e flácida na região dos olhos, aplicar duas vezes ao dia.

Para o modo de preparo da Emulsão Facility Prepare, acesse:
www.pharmanostra.com.br/emailsmkt/Emulsao_facility_prepare.pdf

Fonte: www.pharmanostra.com.br